domingo, 11 de dezembro de 2011

E o meu cabelo, tem jeito?



A mais ou menos 2 anos atras, eu tinha uma cabelo de dar inveja. Não era bem meu, era o famoso MEGAHAIR combinado com relaxamento na raiz, que faziam meu cabelo ficar assim:

Acontece que a cada vez que eu retirava para fazer a manutencão, reparava como meu cabelo estava sofrido. Já eram visíveis as falhas e os tufos que se acumulavam ali e aqui. Era óbvio, vamos pensar: eu, com o cabelo super fino, usando química pesada e ainda pendurando nos fios o dobro do peso normal, fora fazer escova, lavar a cabeca e tudo mais. Ao longo do tempo ele iria cair mais que a bolsa das Zoropa nessa crise. Foi quando radicalizei: cortei super curto, parei com tooodas as químicas e fui em busca do tratamento perfeito para voltar aos meus dias de rapunzel.

Foi quando comecei a conhecer de verdade como funciona a lógica dos cabelos: não adianta gastar rios de dinheiro em tratamentos e cremes se você não seguir o ciclo de desenvolvimento dele! Por isso aquele produto que sua amiga diz ser milagroso não deve estar funcionando para você, provavelmente ele não está sendo usado no momento certo!

Vou introduzir a vocês o CRONOGRAMA CAPILAR, adaptável a todos os tipos de cabelos e bolsos

Os cabelos devem ser hidratados, nutridos e reconstruidos, necessariamente nesta ordem!!
Hidratar consiste em repor a água perdida pelo fio.
Nutrir consiste em repor os nutrientes perdidos pelo fio.
Reconstruir consiste em repor os componentes estruturais perdidos pelo fio.
Hidratar é o mais básico, deve ser feito toda semana (pra cabelos cacheados e secos principalmente, cabelos oleosos podem abrir para 15 dias). Lembrando que esses "tempos" devem ser adaptados para cada cabelo, e isso só você poderá fazer!! A água é essencial na estrutura do fio, para que ele seja maleável e para que os próximos passos consigam atingir realmente o fio como um todo!

Nutrir também é muito importante, pode ser feito com menos freqüencia, novamente conforme a necessidade. O fio é composto por diversos nutrientes, e estes precisam ser repostos . Deve vir depois da hidratação, pois é a água dos fios que levará os nutrientes aos pontos mais necessitados.

E por último, porém definitivamente não menos importante, Reconstruir. Este processo é ainda menos freqüente (cabelos sem quimica podem fazer uma vez por mês). Mas consiste em repor a parte estrutural como já falei. Ele pode ser feito com um creme específico ou com a cauterização, que usa de escova e prancha pra selar a cutícula e fazer o resultado durar mais tempo. Como essa fase vem pra finalizar o fio, preencher suas lacunas e deixá-lo reestruturado como sugere o nome, ela tem que ser feita realmente quando o fio já está hidratado e nutrido, pois segurará a água e os nutrientes dentro do fio. Se ao contrário, ela impedirá a entrada!

1°Semana
Hidratação
Hidratação
Nutrição
2°Semana
Hidratação
Hidratação
Nutrição
3°Semana
Hidratação
Hidratação
Nutrição
4°Semana
Hidratação
Reconstrução

Hidratação simples: Elseve, Pantene, Carellis, Vita A, Skafe, Produtos de farmácias em geral.. Bonacure - Moisture Kick, Éh Cashmere e Absoluto de Côco , Vizcaya HidraCare, Elséve Nutri10x, Phytoervas,
Novex

Hidratação Nutritiva: Amend, Rigen, Ph 4, Masquitense,All soft Redken, Avocado oil da salon line..
Ecologie Óleo de Oliva e Manteiga de Ilippê, Mariana Karité, Abacate, Macadâmia
Capicilin Óleo Tutato, Karité, Amêndoas
Óleo de coco extra virgem

Reconstrução: RMC Amend, Extreme Redken, Age recharge, Absolut loreal.. como é apenas uma vez por mês, vale apena investir um pouco mais nos produtos dessa etapa. Os precos dos que dão bom resultados sao mais altos, mas rendem muito por serem usados uma vez por mês. Você pode também optar por fazer no salão.

Você deve procurar em produtos de hidratar e nutrir componentes como:
Manteiga de Cacau
Manteiga de Karité
Manteiga de Abacate
Manteiga de Macadâmia
Manteiga de Cupuaçu
Manteiga de Tutano
Manteiga de Murumuru
Aloe Vera
D'Pantenol
Bepantol
Vitamina A
Vitamina E
Vitamina B1
Vitamina B3
Óleo de Mamona
Óleo de Uva
Óleo de Amendoas
Óleo de Coco
Proteína de trigo
Proteína de aveia
Proteína de arroz
colágeno vegetal

Todos os créditos a comunidade "hidratacão Capilar" do nosso Old Orkut.

É fato: você passa a tirar 100% dos seus produtos, até ressucita aqueles encostados no fundo do armário do banheiro. No meu caso, ainda estou longe do tamanho que desejo, mesmo passados 2 anos, porém atribuo isso ao relaxamento que ainda está a uns 4 dedos da ponta do cabelo, e ainda quebra com facilidade. Fora isso, meu cabelo voltou a ter o brilho da adolescencia.

Ainda volto para contar mais vários truques que fazem sim muita diferenca!


Beijoca madamis

2 comentários:

  1. Confesso que morro de preguiça de cuidar de cabelo. Meu sonho é um xampu mágico que seja só lavar e pronto. Só passo condicionador quando o cabelo está muito embaraçado! O que me ajuda é que essa preguiça me impede de fazer químicas no cabelo e o máximo que faço é uma escova por mês.... Gosto daquelas hidratações de 3 a 5 minutos e só... Agora minha mãe me deu o tal do óleo de Argan e eu uso depois do protetor térmico antes de fazer escova. O cabelo brilha bastante...

    ResponderExcluir
  2. Morri e não sabia que vc usava mega hair! hihi!
    Até estava pensando outro dia sobre o pq de vc ter cortado seu belão... agora já sei!
    Adorei as dicas...
    Depois de algumas progressivas estou muito preguiçosa... Lavo meu cabelo e acho bom, aí, acabo não fazendo nada!
    Agora nas férias vou dar uma atenção especial pra ele, já que terei vários dias de praia (assim espero).

    Adorei o blog!
    bjo
    bjo

    ResponderExcluir